Elas não são a mesma coisa, porém são complementares.
Cobrarmos transparência na moda é o primeiro passo para torná-la mais justa e limpa.
A moda sustentável tem relação com o processo produtivo utilizado na fabricação de determinado produto e busca por matérias primas com menor impacto ambiental e social (entre tantas outras coisas).
Já a transparência joga luz sobre as etapas deste processo produtivo, desde a criação, manufatura, fornecedores até a chegada a nossa mão.
E é extremamente importante pra entendermos melhor sobre as práticas da empresa. O que ela realmente faz, como trata seus trabalhadores e de onde vem seus produtos.
Outro ponto importante sobre as marcas serem mais transparentes é termos acesso à cultura interna da empresa, seus valores, projetos socias, diversidade etc.
Afinal, tem muita marca por aí que diz ser uma coisa, mas a verdade é completamente diferente.
O ideal é todas as marcas trabalharem com transparência, mas é importantíssimo que marcas de grande acesso ao público e de grande influência passem o exemplo para a indústria.
Além de apresentarem um forte potencial de conscientização, elas movimentam grandes discussões na moda e podem apresentar novas soluções para o mercado.
Elas são responsáveis pelos maiores impactos, sejam eles positivos ou negativos.
Por outro lado, marcas pequenas já apresentam maiores preocupações com a transparência dos seus processos, isso é um movimento incrível de respeito e proximidade com o público consumidor.
O caminho para uma moda realmente sustentável ainda é muito longo, mas através de uma moda mais transparente conseguimos: