Não existe um manual com regras claras para quando a apreciação passa a ser apropriação. Mas tem algumas coisas que você pode começar a fazer agora.
First things first
O que é apropriação cultural? É quando uma cultura minoritária, ou de alguma forma subordinada é apropriada por uma cultura dominante e perde ou altera seu significado original.
E por que é ela um problema?
Porque ela intensifica o desequilíbrio social que ainda existe entre grupos que estão no poder e os que, ao longo da história foram marginalizados. (Não custa lembrar)
Dito isso, o que podemos fazer para evitar cruzar a linha da apreciação para a apropriação?
1. Entenda o que você está consumindo
Se optar por utilizar algo de outra cultura, pesquise e saiba o significado original daquilo. É o mínimo sinal de respeito que você pode dar para quem os pertence.
2. Não monetize o que não te pertence
A menos que a renda seja destinada para o grupo cultural de origem, não torne uma fonte de renda algo que não é seu.
Esse é o primeiro de vários motivos pelo qual a apropriação cultural precisa ser pensada e conversada, mas acho que não preciso explicar muito o porquê.
3. Fortaleça suas origens
Ninguém tá aqui pra dizer para pararmos de consumir outras culturas, mas se for fazer isso lembre-se de ir direto na fonte. Provavelmente não vai fazer diferença para você, mas vai fazer toda a diferença para as comunidades minoritárias.
4. O assunto tem muito pano para a manga. Mas precisa ser discutido.
É complexo, delicado, pode ser relativo e tem várias camadas. Mas evitá-lo não vai ajudar em nada. Começar a pesquisar e conversar sobre isso é o primeiro passo. E é necessário.
Qual é a sua opinião sobre o assunto?