Blog

Por que roupas de marcas pequenas são tão caras?

Não, roupas de marcas pequenas não são caras. Nós é que fomos condicionados a esperar de marcas pequenas os mesmos preços praticados em fast fashions.

E não podemos fazer isso enquanto os modelos de produção são completamente diferentes.

Estamos tão habituados com os valores de fast fashion que mesmo aqueles com condições financeiras para investir em peças com preços mais altos muitas vezes não o fazem, e até reclamam que os valores de uma marca pequena estão muito caros.

Além disso, as fast fashions e suas novidades constantes nos fizeram acreditar que precisamos fazer diversas compras por ano para nos mantermos a par das tendências e é claro que o jeito mais fácil de fazer isso é: comprando fast fashion.

As grandes cadeias e marcas conseguem atingir preços mais baixos pois produzem a custos menores e em maior escala, diluindo seu custo de produção (isso sem entrar nas problemáticas do fast fashion).

Já marcas pequenas costumam trabalhar localmente, não conseguem preços tão competitivos para suas matérias primas e os custos são diluídos em bem menos produtos.

Gastar R$100 numa peça de roupa é algo impensável para milhões e milhões de brasileiros.

Mas fazer uma peça com produção ética e pequena, com matéria prima de qualidade, com todos os outros 1001 custos envolvidos na gestão de uma marca e ainda conseguir lucrar no fim do dia, por esses mesmos R$100, é um desafio enorme, para não dizer impossível.

Quando levamos em consideração todos os fatores que envolvem a produção de uma peça dentro de uma pequena empresa, aquele preço mais alto não fica tão ofensivo assim.

Sabemos que caro e barato são coisas muito relativas, mas sabemos também que precisamos valorizar mais as pequenas empresas que se esforçam para trabalhar com o que acreditam e ainda fazer a conta fechar no fim do mês.

E você, o que pensa sobre o assunto?

Gostou desse conteúdo?

Então você vai gostar da nossa newsletter!

Uma carta digital quinzenal, cheia de desabafos pessoais, mas também muita indicação de coisa boa e links legais!

Lojinhas para acompanhar

Olá terráquea, trago notícias inéditas. Pela primeira vez na história deste blog um post será sucinto, resumido e objetivo. Vocês nos pediram (algumas vezes já

Ler post completo »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

plugins premium WordPress