3 dicas de iniciantes para iniciantes
1. Avalie sua compra:
O quanto você “precisa” do que está adquirindo? Tudo bem se dar um presente de vez em quando… a ideia é não radicalizar.
Mas sempre tente se fazer algumas perguntas antes de comprar:
- Eu consigo pensar rápido em 3 ocasiões para usar esse item?
- Eu consigo montar 3 looks com peças que eu já tenho em casa com esse item?
- Eu já tenho algo muito parecido no armário?
- Eu usaria isso hoje?
Outra dica legal:
Tenha uma lista de itens que deseja adquirir e tentar se manter fiel a ela. Isso também ajuda a evitar compras impulsivas ou sair do orçamento.
2. Busque informações sobre as marcas que consome
Comprar do pequeno produtor é ótimo, mas nem sempre é uma opção. A boa noticia é que existem marcas, inclusive “fast fashions” que possuem programas de responsabilidade trabalhista, social e ambiental.
- Pesquise, se informe e caso não encontre informações que deviam ser públicas, pergunte – cobre! Transparência não é mais uma qualidade corporativa, é apenas uma obrigação!
3. Escolha as suas batalhas
Nós já falamos por aqui da importância de entender que é impossível abraçar o mundo. O que, muitas vezes, implica em hipocrisias. Mas tudo bem, o importante é começar.
Existem diversas batalhas prontas para serem abraçadas no mundo do consumo consciente de roupas: não usar couro, priorizar pequenas marcas, abandonar o fast fashion, se jogar nos brechós, optar por marcas locais, renovar as próprias roupas… e por ai vai.
Escolha um que mais tem a ver com o que você acredita (ou que tem mais problemas que te incomodam) e que seja acessível a sua realidade e comece.
Aos poucos você vai pesquisando, encontrando mais informações sobre o assunto e quem sabe abraçando novas causas. Sejam elas também na área do vestuário ou em outros setores, como alimentação, transporte e etc.
Consumo consciente não é sobre nunca mais fazer X ou Y.
É sobre ter consciência do porquê está comprando, de quem está comprando e como essa compra impacta o ambiente que vivemos.
E não precisa fazer muito para começar.