Blog

Como planejamos nosso conteúdo

Oi! Se por acaso você chegou aqui pelo o Pinterest, Google ou qualquer outro jeito e ainda não nos conhece, eu sou a Vic da Não Tenho Roupa e nós produzimos conteúdo no Instagram @nao.tenhoroupa, no TikTok @naotenhoroupa e numa newsletter quinzenal maravilhosa. Ah e aqui no blog também, semanalmente.

Se você já nos conhece, perdão pela apresentação desnecessária. 

Semana passada nós perguntamos o que vocês gostariam de ver por aqui sobre backstages & perrengues e um dos pedidos foi “como vocês fazem a produção de conteúdo?” e por isso, hoje eu vim falar sobre isso.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, eu e minha amada sócia não somos formadas em moda ou sequer entendemos mais do que básico do assunto. Na verdade, nós duas somos administradoras e eu também sou publicitária e a Paula,  em um surto coletivo, também se formou advogada. Por esse motivo, nosso maior desafio nunca foi criar processos administrativos, mas sim responder qual o tecido da peça X. 😅

Também por esse motivo, o marketing sempre foi a área mais bem pensada e planejada da empresa, desde o início. Como duas boas marketeiras que somos, além da NTR ser um ótimo aprendizado como empresa, ela também sempre foi o nosso ratinho de laboratório de testes e mais testes de marketing digital. Pois tudo que íamos aprendendo, tínhamos um local para testar na prática.

Depois de mais de 1 ano de ano de perfil, o que eu vou falar hoje é como planejamos o nosso conteúdo atualmente. Não é como sempre foi e nem como sempre será. Mas, é como funciona melhor para nós nesse momento.

Então vamos lá 🙂 

1. Começamos definindo metas e objetivos

Hoje, em época de pandemia, nosso objetivo nas redes sociais é criar e crescer comunidade. Como não estamos alugando, mas voltaremos a alugar no futuro, reestruturamos nossa estratégia para que ela seja totalmente voltada a gerar descoberta, manter o engajamento e firmar o senso de comunidade. 

Um pouquinho de explicação:

Esse precisa ser o seu objetivo também? Não. O ideal é que você escolha alguns entre vendas, SAC, geração de leads, tráfego, engajamento, comunidade, descoberta, monitoramento e mídia espontânea. Sabendo o seu objetivo, fica mais fácil decidir o que fazer, o que priorizar e o que monitorar e reconhecer como sucesso.

2. Definimos um calendário

Com o objetivo em mente e conhecendo a nossa “capacidade produtiva” de conteúdo por semana, nós definimos um calendário. Nele nós temos conteúdos fixos, aqueles que sabemos que vão acontecer e quando vão acontecer (que são o blogpost, week inspo, 1 peça 4 looks, isso ou aquilo e a newsletter) e conteúdos flexíveis, que sabemos quando vão acontecer mas não sabemos exatamente o que vai ser feito. 

Sabendo aquelas coisas que falei ali em cima, nossa meta é fazer 6 posts no feed por semana (1 por dia, menos sábado), além dos 2 quadros fixos nos stories, 1 blogpost por semana e 1 newsletter quinzenal. 

No tiktok não temos um calendaaario, apenas o compromisso de postar pelo menos 3x por semana por lá.

Hoje nosso calendário é construído semanalmente, toda segundas-feira, em uma reunião online interessantíssima e cheia de infos relevantes e nem tão relevantes assim rs.

Sobre plataformas, fazemos tudo de forma bem simples no Trello. Antes, usávamos também o Google Agenda, especialmente porque fazíamos o calendário com mais antecedência, planejando datas comemorativas, shootings aleatórios e etc, mas agora ele tá abandonado por falta de necessidade mesmo. 🙁 sdds alugar

Obs sobre o trello

O Trello funciona para nós hoje como calendário and depósito de ideias, principalmente esse último. Eu tinha muuuita coisa anotada no meu bloco de notas mas tinha muita dificuldade de compartilhar isso com a Paula, então críamos o trello como forma de centralizar ideias e organizar o que utilizar, quando utilizar e como utilizar. E pode dar thumbs up para esse experiência, pois anda funcionando muito bem.

3. Dividimos as tarefas

Somos em duas e hoje, todas as tarefas da empresa são feitas pelas duas. Na produção de conteúdo não é diferente. 

Como nós já temos alguns posts fixos (como 1 peça 4 looks, blogpost, week inspo e etc) nós dividimos as tarefas baseado no tempo de produção deles para que fique uma semana “balanceada” para as duas e intercalamos semanalmente. Uma semana uma fica com os posts de segunda, quinta e domingo e outra com a responsabilidade de postar na terça, quarta e sexta.

4. Pesquisa, pesquisa e mais pesquisa

Uma das partes mais importantes de quando planejamos conteúdo é ter background. Estamos em 2020, ninguém tá criando a roda e muito menos tem mil ideias geniais por minuto. Tudo é uma questão de referência.

E isso não quer dizer apenas saber o que outras pessoas do seu nicho estão fazendo na mesma rede social que você. Quer dizer saber o que elas estão fazendo no Youtube, no Tiktok, no Twitter. Quer dizer saber o que tá bombando de ouuutros nichos. Quer dizer consumir conteúdos diversos que você gosta e também aqueles que você não tá muito acostumado. Pode ser um filme, uma série, um livro, um clipe, uma propaganda, um texto, pode ser qualquer coisa.

Quer dizer consumir. Porque no fim, tudo vira referência.

5. Analisamos os resultados

Toda segunda-feira, antes da reunião semanal, eu pessoa que vos fala coleto os dados do nosso instagram (aka aba insights) e jogo numa planilha própria. Eu confesso que coleto muuuitos dados, mas só assim eu consigo criar um report mensal com os dados mais importantes. É um trabalho braçal chatinho porém necessário. 

É nessa hora também que você já, automaticamente, tira insights para os próximos posts. Tanto que por isso, eu sempre faço essa função antes da reunião com a menina Paula de planejamento de conteúdo da semana, assim já repasso pra ela os dados e seguimos alinhadas.

Bom, tem muito mais camadas sobre esse assunto que eu poderia abordar por aqui, mas já tá super longo e acho que você já está cansada de me ler falando (ler falando?). Se você gostou and quer mais posts sobre produção de conteúdo, comenta lá no post de 5 dicas de produção de conteúdo no Instagram para eu saber que devemos fazer mais. 🤓

Espero que eu tenha te ajudado nessa missão que é criar conteúdo para o Instagram ou apenas sanado sua curiosidade de como fazemos as coisas por aqui!

Ah e já vou aproveitar para indicar esse outro post aqui sobre como ter uma agenda organizada e aumentar as horas do seu dia (brinks eu ainda não sou a Beyoncé).

Besos e até a próxima!

Gostou desse conteúdo?

Então você vai gostar da nossa newsletter!

Uma carta digital quinzenal, cheia de desabafos pessoais, mas também muita indicação de coisa boa e links legais!

Lojinhas para acompanhar

Olá terráquea, trago notícias inéditas. Pela primeira vez na história deste blog um post será sucinto, resumido e objetivo. Vocês nos pediram (algumas vezes já

Ler post completo »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

plugins premium WordPress