Blog

Skincare para iniciantes: 4 passos básicos para começar a cuidar da pele

Eu sou talvez a pessoa menos indicada para falar sobre isso porque até algumas horas atrás meu conhecimento sobre o assunto se resumia a 0. Porém determinei algumas resoluções para essa quarentena e uma delas é implementar uma rotina de skincare no meu dia a dia.

Sendo assim comecei a pesquisar sobre e, como de costume, venho compartilhar o conhecimento adquirido com vocês amadas seguidoras igualmente perdidas no mundo da skincare como eu.

Se você já nos acompanha no Instagram há algum tempo, talvez tenha visto que fiz a primeira máscara facial da minha vida ano passado e isso foi a coisa mais próxima de skincare que eu já fiz em toda a minha existência.

Eu tenho um total de zero cuidados com a minha pele. Simplesmente não consigo lembrar de passar protetor solar todo dia (só passo no verão quando vou pegar sol) e na maioria das vezes lavo meu rosto com um sabonete qualquer.

Minha pele num geral é bem ok, nunca tive problemas com cravos e espinhas e talvez seja por isso que nunca aderi a nenhum ritual de skincare. Eu também nunca tive o costume de passar maquiagem todos os dias – morro de preguiça de passar, morro de preguiça de tirar – 

isso também contribui para que eu não precise de uma rotina de cuidados com a pele mais intensa (não que eu faça algo menos intenso).

De qualquer maneira, apesar de eu ter sorte em não ter uma pele oleosa com cravos, espinhas e etc, a minha pele não é nada firme, já tenho marcas de expressão na testa e se não me cuidar provavelmente chego aos 40 com carinha 70. Portanto resolvi deixar de ser tão preguiçosa nessa quarentena e começar a cuidar mais dessa carinha de bebê que Deus me deu.

Bom, então vamos lá.

(Como estou só agora adentrando a vida da skincare não vou recomendar nenhum produto, mas você pode dar uma olhadinha nesse post do Steal the Look que traz produtos acessíveis para uma rotina de skincare)

nosso doguinho preferido do insta @boobie_billie com a skincare em dia

4 passos básicos para começar a cuidar da pele

Antes de começar a dar uma pesquisada meu conhecimento se resumia a: protetor solar, passe protetor solar (voz do bial); mas agora descobri que existem 4 passos básicos para você começar a cuidar mais da sua pele e eles são:

1. Limpar

Como eu não passo maquiagem diariamente esse passo é um que sempre esqueço de fazer propriamente com um produto adequado. De acordo com minha extensa pesquisa é interessante limpar a pele até duas vezes ao dia, pela manhã e à noite.

Ao lavar bem o rosto todos os dias você evita o acúmulo de oleosidade, sujeira e mantém os poros limpinhos e desobstruídos diminuindo a formação de cravos e espinhas.

E é claro que você deve falar com seu dermatologista para saber qual produto é mais indicado para o seu tipo de pele.

2. Tonificar

O passo que eu nem sabia que existia. Se você é tão perdida quanto eu, também deve querer saber para que serve essa parte e eu te digo: o tônico equilibra o ph da pele e a deixa pronta para receber os demais tratamentos e produtos.

Aparentemente é um passo super importante e complementar à limpeza. Os tônicos também podem ter diferentes funções como hidratar, acalmar e matificar a pele. De novo vale ressaltar que você deve procurar um dermatologista para receber a indicação correta para sua pele.

3. Hidratar

Minha pele não é oleosa, mas sempre tive a impressão que se eu passasse hidratante espinhas surgiriam instantaneamente. Claro que eu estava errada. Mesmo pessoas com a pele oleosa devem mantê-la hidratada. E aqui é importante lembrar da hidratação de dentro para fora também – sim sou mais uma pessoa na internet mandando você beber água, então obedece.

4. Proteger

Essa etapa até eu conhecia então você também já deve saber: é importantíssimo passar protetor solar todos os dias, independente de você pegar sol ou não.

Mesmo sabendo da importância do protetor solar eu não consigo lembrar de passar todo dia, pra falar a verdade eu nunca lembro de passar, só lembro no verão antes de ir pra praia ou piscina. Shame on me, eu sei.

Esse rostinho não vai ter 25 para sempre e é por isso que aproveitei a quarentena para começar a cuidar mais da minha pele. Coloquei lembretes no celular para hora que acordo e vou dormir e meu objetivo nesse começo é sempre lembrar de limpar e proteger. Quando me acostumar com esses dois passos básicos vou consultar meu dermatologista para saber qual tônico e hidratante devo usar.

Bom quarenteners, por hoje é isso, conta pra gente lá nos stories do Insta qual é seu produto de skincare preferido e ajude uma mocinha que está apenas começando.

Gostou desse conteúdo?

Então você vai gostar da nossa newsletter!

Uma carta digital quinzenal, cheia de desabafos pessoais, mas também muita indicação de coisa boa e links legais!

Lojinhas para acompanhar

Olá terráquea, trago notícias inéditas. Pela primeira vez na história deste blog um post será sucinto, resumido e objetivo. Vocês nos pediram (algumas vezes já

Ler post completo »

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

plugins premium WordPress